Anexos
Identificação
CODOM
Espaço cultural
Nº de registro
MEXP00002
Classificação
8 - Insígnias
Subclasse
8.4 - Condecorações
Denominação
Medalha condecorativa
Título
Medalha Tributo à Força Expedicionária Brasileira - FEB
Dimensões sem suporte
7,6 x 3,6 x 0,4
Resumo descritivo
A medalha condecorativa (provavelmente de bronze e na cor ocre), está presa por meio de uma argola (provavelmente de bronze e na cor ocre), no gancho fixo da medalha, num tecido com 2 faixas na cor verde e 1 faixa na cor vermelha, dobrado ao meio e colado nas pontas superiores dobradas para dentro, com características de sujidade.
FRENTE: Texto FEB escrito dentro de um retângulo (provavelmente de bronze e na cor ocre), vazado e fixado na parte superior do tecido. Na medalha em forma de Cruz de Malta, na parte superior está escrito em relevo BRASIL, na parte inferior o ano de 1944, na lateral esquerda o número 16, e na lateral direita o número VII, em algarismos romanos. No círculo da parte central, está escrito FEB contornado com uma coroa de louros.
VERSO: não tem textos, tem somente o grampo de fixação, na cor dourada, costurado no tecido pelas duas pontas.
Material
Tecido e Metal com acabamento dourado.
Técnica
Industrial
Itens relacionados
MEXP00003; MEXP00004
Estado de Conservação
BOM
Histórico dos procedimentos realizados
Higienizado em setembro/2022
Localização
RT - Armário 9 - Prateleira 3
Bibliografia
EXÉRCITO BRASILEIRO. Medalhas e Condecorações. Disponível em ambiente online. Acesso em: 20/10/2022.
EXÉRCITO BRASILEIRO - SECRETARIA GERAL DO EXÉRCITO. Portaria Nº 163, de 13 de fevereiro de 2020. in NORMAS TRIBUTO Á FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA. Disponível em ambiente online. Acesso em: 04/10/2022.
Observações
Medalha similar as de nºs MEXP00003 e MEXP00004.
Medalha de Campanha. Conferida aos militares da ativa e da reserva do Exército e assemelhados, que participaram de operações de guerra, sem nota desabonadora. Também foi conferida a militares dos exércitos das nações amigas e aliadas que tenham tomado parte da campanha, incorporados às nossas forças.
A Medalha Tributo à Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi criada pela Portaria do Comandante do Exército nº 162, de 13 de fevereiro de 2020 e destina-se a distinguir civis e militares, nacionais ou estrangeiros, bem como Organizações Militares (OM) e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol da preservação e difusão da memória histórica da FEB na Segunda Guerra Mundial. Foi criada com o intuito de preservar a memória e os feitos dos 25.834 brasileiros que integraram uma força militar na campanha da Itália durante a 2ª Guerra Mundial.
DESCRIÇAO HERÁLDICA extraída da PORTARIA Nº 163, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2020.
1. DESCRIÇÃO HERÁLDICA
A medalha possui a seguinte descrição: "de metal com acabamento dourado, formada por uma Cruz de Malta com 35 (trinta e cinco) milímetros de altura, 35 (trinta e cinco) milímetros de largura e 3 (três) milímetros de espessura.
a. Da medalha:
1) no anverso apresenta:
- em alto relevo ao centro, 2 (dois) ramos de louro entrelaçados na base. No semicírculo a inscrição TRIBUTO À FEB, em alto relevo;
- com o nome BRASIL com a inscrição em alto relevo no braço superior; e
- 1944 e 1945, justapostos, no braço inferior com a inscrição em alto relevo.
2) no reverso apresenta:
- com o nome EXÉRCITO no braço superior e BRASILEIRO no braço inferior com a inscrição em alto relevo; e
- no semicírculo, o símbolo do Exército Brasileiro, ao centro, medindo 17 (dezessete) milímetros de altura por 10 (dez) milímetros de largura.
[...]
c. Da fita:
- em gorgorão de seda na cor vermelha (C:0 M:100 Y:100 K:0), medindo 35 (trinta e cinco) milímetros de largura por 45 (quarenta e cinco) milímetros de comprimento com uma faixa vertical na cor verde (C:95 M:35 Y:100 K:5). Ao centro e na parte de trás da fita, deverá ter um ""alfinete de segurança"" fixado com linha vermelha em 2 (dois) pontos de costura, na horizontal.
[...]"
Data de inventário
outubro 10, 2022
Inventariado por
Equipe Estagiários UNESPAR 2022
Museólogo responsável:
Luana Caroline Damião
Função
2º Tenente