Anexos
Identificação
CODOM
Espaço cultural
Nº de registro
MEXP00014
Classificação
8 - Insígnias
Subclasse
8.4 - Condecorações
Denominação
Medalha condecorativa
Título
Medalha Militar
Dimensões sem suporte
8,5 x 3,5 x 0,6
Resumo descritivo
A medalha de prata, em forma de Brasão de Armas do Brasil (sem a espada e a faixa na parte inferior), está presa por meio de um grampo a um engate superior fixo da medalha, cujo grampo está transpassado por uma fita de gorgurão com faixas verde e amarelo. Possui dois barretes de prata ccada um com duas estrelas de cinco pontas.
FRENTE Brasão de Armas do Brasil (sem a espada e a faixa na parte inferior), em forma circular, tendo ao centro uma estrela de 5 pontas, circundada por dois ramos, provavelmente um de café e outro de erva-mate, sendo vazados na junção com a estrela, e no centro um círculo contendo 20 estrelas e dentro dele outro círculo com a representação do Cruzeiro do Sul, com 5 estrelas de 5 pontas cada.
VERSO: Tem escrito em relevo DECRETO DE 15 DE NOVEMBRO DE 1901.
Material
Tecido e Metal com acabamento dourado.
Técnica
Industrial
Itens relacionados
MEXP00016
MEXP00018
Estado de Conservação
BOM
Histórico dos procedimentos realizados
Higienizado em outubro/2022
Localização
RT - Armário 9 - Prateleira 3
Observações
Foi criada pelo Decreto n° 4.238, de 15 de Novembro de 1901, e regulamentada pelo Decreto nº 39.207, de 22 de maio de 1956. Destina-se a recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira, em serviço ativo. A medalha é concedida a militares que completam decênios de bons serviços prestados às forças armadas, devendo os mesmos satisfazer condições tais como ser considerado merecedor por seu Comandante, Chefe ou Diretor e não ter sido punido disciplinarmente por transgressão atentatória à honra pessoal, ao pundonor militar ou ao decoro da classe.
Data de inventário
outubro 25, 2022
Inventariado por
Equipe de estagiários UNESPAR/2022
Museólogo responsável:
Luana Caroline Damião
Função
2º Tenente