Anexos
Identificação
CODOM
Espaço cultural
Nº de registro
MEXP00018
Classificação
8 - Insígnias
Subclasse
8.4 - Condecorações
Denominação
Medalha condecorativa
Título
Medalha Militar
Dimensões sem suporte
8,4 x 3,5 x 1,3
Resumo descritivo
A medalha (provavelmente de cobre), em forma de Brasão de Armas do Brasil (sem a espada e a faixa na parte inferior), está presa por meio de um grampo a um engate superior fixo da medalha, cujo grampo está transpassado por um tecido com faixas nas cores verde e amarelo, dobrado para trás no centro do tecido, provavelmente costurado, porém também preso pela parte posterior da barreta que possui centralizada, em relevo uma estrela de cinco pontas.
FRENTE Brasão de Armas do Brasil (sem a espada e a faixa na parte inferior), em forma circular, tendo ao centro uma estrela de 5 pontas, circundada por dois ramos, provavelmente um de café e outro de erva-mate, sendo vazados na junção com a estrela, e no centro um círculo contendo 20 estrelas e dentro dele outro círculo com a representação do Cruzeiro do Sul, com 5 estrelas de 5 pontas cada.
VERSO: Tem escrito em relevo DECRETO DE 15 DE NOVEMBRO DE 1901.
Material
Tecido e Metal com acabamento dourado.
Técnica
Industrial
Itens relacionados
MEXP00014
MEXP00016
Estado de Conservação
REGULAR
Histórico dos procedimentos realizados
Higienizado em outubro/2022
Localização
RT - Armário 9 - Prateleira 3
Observações
Criada pelo Decreto nº 4.238, de 15 de novembro de 1901, a Medalha Militar é concedida aos militares das Forças Armadas em reconhecimento aos bons serviços prestados durante o serviço ativo. Serão concedidas as Medalhas de Bronze com Passador de Bronze, Prata com Passador de Prata, Ouro com Passador de Ouro e Ouro com Passador de Platina, aos militares que, satisfeitas as condições exigidas, tenham completado, respectivamente, dez, vinte, trinta e quarenta anos de bons serviços. A Medalha de Platina com Passador de Platina foi aprovada e mandada cunhar pelo Presidente da República, por intermédio do Decreto nº 70.751, de 23 de junho de 1972, como reconhecimento aos militares que tenham completado mais de cinquenta anos de bons serviços.
Data de inventário
outubro 20, 2022
Inventariado por
Equipe de estagiários UNESPAR/2022
Museólogo responsável:
Luana Caroline Damião
Função
2º Tenente