Documento
Anexos
Metadados
CODOM
Espaço cultural
Número de registro
MMCMS-00065
Classificação
17 – Veículos
Subclasse
17.3 - Veículos Terrestres
Denominação
Carro de combate
Data de Produção
1974
País de origem
EUA
Ítens relacionados
00066 Canhão 76mm e 00067 Metralhadora .50
Autor / Fábrica
General Motors Corporation
Modelo
M41 Walker Bulldog
Outros números
Tombo MMCMS/23 - 00065
Material
Metal | Vidro | Borracha
Dimensão sem suporte
8,2m x 3,2m x 2,7m / 23.500Kg
Resumo descritivo
Veículo militar tipo carro de combate com lagartas. Cada lagarta possui 76 sapatas ligadas, 3 rodas pequenas, 6 rodas grande e 1 roda tipo engrenagem. Carroceria em aço fundido na coloração camuflado (Verde Oliva predominantemente com manchas marrom), contendo na frente da carroceria 4 faróis, 6 compartimentos para guarda objetos diversos, 1 escotilha e na parte de trás possui 2 sinaleiras. Na torre possui 2 antenas, 1 farol, 4 compartimentos para guardar objetos, 8 lançadores de fumaça, 2 galões de combustível, 2 escotilhas, um canhão de 76xmm e uma metralhadora .50. Possui pintado o símbolo do Exército Brasileiro na cor branca nas laterais da torre e esta escrito “AVAHY” na lateral direita.
Inscrições
AVAHY e símbolo do Exército Brasileiro
Nome Doador
Pq R Mnt/3
Forma de Aquisição
Doação
Data de Aquisição
1999
Histórico
Os M 41 Walker Bulldog começaram a ser produzidos pela General Motors Corporation (Estados Unidos) em 1951 e vieram para o Brasil em lotes sucessivos a partir de outubro de 1959, através de um acordo militar entre Brasil e Estados Unidos, conhecido como Fernando de Noronha. Por meio deste acordo, a Força Terrestre adquiriu mais de 300 CC M-41. Esse foi o principal carro de combate brasileiro por cerca de 30 anos, considerado um dos mais avançados para a sua época. No começo dos anos 1980, a empresa Bernardini S/A em conjunto com o Centro Tecnológico do Exército desenvolveu um “Kit” de repotencialização que gradativamente transformou todos estes blindados em M 41 B e M 41 C (Caxias). Nessa transformação, um canhão de 90mm substituiu o de 76mm, os motores Scania a diesel substituíram os motores à gasolina, houve aumento da blindagem lateral (M-41 C). Seu batismo de fogo ocorreu quando empregado pelo exército sul-vietnamita na Guerra do Vietnã. Foi utilizado pelo Exército Brasileiro até 2009.
Descrição do Estado de Conservação / Laudo
Sapatas com desgaste / Internamente encontra-se com ferrugem.
Estado de Conservação
Bom
Título da Exposição
Pátio Blindados
Data inicial
1997 até presente data – Exposição patio de blindados
Local
Pátio Central - Patio de Blindados
Catalogado por
SD EP BRASIL
Função
Aux da Reserva Técnica do MMCMS
Data da catalogação
10/03/2023
Digitalizado por
SD EP TORRE
Função
Aux da Reserva Técnica do MMCMS
Data do preenchimento
16/03/2023
Revisado por
Anna Juliace
Função
1º Ten Museóloga
Data da revisão
04/03/2023
Publicação em Boletim Interno
Adt Adm Nr 001 ao BI CMDO CMS Nr 042, de 30/05/2023