Documento
Metadados
CODOM
Espaço cultural
Número de registro
MMCMS-00068
Classificação
17 – Veículos
Subclasse
17.3 - Veículos Terrestres
Denominação
carro de combate
Data de Produção
1941
País de origem
EUA
Ítens relacionados
00069 (Metralhadora .30); 00070 (Metralhadora .30) e 00071 (Canhão 37mm M6).
Autor / Fábrica
American Car Foundry Company
Modelo
M3 A1 Stuart
Outros números
Tombo MMCMS/23 – 00068
Material
Metal | Borracha | Vidro
Dimensão sem suporte
4,3m x 2,5m x 2,3m / 14.700 Kg
Resumo descritivo
Veículo militar tipo carro de combate com lagartas. Cada lagarta possui 66 sapatas ligadas por um conjunto de 2 parafusos cada, 3 rodas pequenas, 4 rodas médias, 1 roda grande e uma roda tipo engrenagem. Carroceria em aço fundido na cor predominantemente verde oliva com inscrição onde lê-se “EB11-404” e três símbolos de uma estrela nas cores amarelas, verde e azul, dentro de um circulo branco. Possuindo como armamento principal um Canhão 37mm, e possui duas .30 como armamentos secundários.
Inscrições
“EB11-404” e três símbolos de uma estrela nas cores amarelas, verde e azul, dentro de um circulo branco.
Nome Doador
Pq R Mnt/3
Forma de Aquisição
Doação
Data de Aquisição
1994
Histórico
O projeto de desenvolvimento do Stuart foi concebido, nos Estados Unidos, a partir de julho de 1940. Durante a Segunda Guerra Mundial, em julho de 1941, os Stuarts M3 foram utilizados no norte da África pelos ingleses contra os panzers alemães. Os primeiros 10 Stuart vieram para o Brasil a partir da compra realizada em julho de 1941, os quais, participaram do desfile de 7 de Setembro daquele ano. Os lotes seguintes (a partir de 21 de fevereiro de 1942) foram adquiridos através do Lend Lease. Dentro da América Latina o Brasil foi seu maior operador, totalizando 437 unidades, sendo utilizado por aproximadamente quatro décadas. No Brasil recebeu o apelido de “perereca”, em virtude de sua velocidade e agilidade. A última Organização Militar a utilizar o Stuart foi o 16º RC Mec, de Bayeux (PB). Essa Unidade operou com 16 M3A1 até o ano de 1987. Meados da década de 1970, entretanto, grande parte dos Stuart foram recolhidos para o PqRMM/3 (Santa Maria - RS) para triagem. Os que estavam em melhor estado de conservação foram transportados para o PqRMM/2 (São Paulo-SP), com vistas a serem transformados nos novos carros de combate da família X1, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento da indústria bélica nacional nos anos de 1970.
Descrição do Estado de Conservação / Laudo
Sapatas com desgaste / Internamente encontra-se com ferrugem e oxidação.
Estado de Conservação
Bom
Catalogado por
SD EP TORRE
Função
Aux da Reserva Técnica do MMCMS
Data da catalogação
20/03/2023
Digitalizado por
SD EP BRASIL
Função
Aux da Reserva Técnica do MMCMS
Data do preenchimento
21/03/2023
Revisado por
Anna Juliace
Função
1º Ten Museóloga
Data da revisão
04/03/2023
Publicação em Boletim Interno
Adt Adm Nr 001 ao BI CMDO CMS Nr 042, de 30/05/2023