Sistema Cultural do Exército

O Sistema Cultural do Exército (SisCEx) tem por finalidades a coordenação dos esforços na consecução dos objetivos culturais e o estabelecimento de um canal técnico entre os diversos escalões, racionalizando o fluxo de informações de interesse da área cultural. Ele atua alinhado com o Sistema de Comunicação Social e com o Sistema de Ensino, prioritariamente no sentido de desenvolver os valores éticos e morais, aprimorar a vocação militar, cultuar os valores, tradições e de acentuar o compromisso do Exército com a Nação brasileira e pelo cumprimento de sua destinação constitucional.

Integram o SisCEx as 5ª Seções dos Comandos Militares de Área, dos Grandes Comandos e das Grandes Unidades, e as Seções ou Elementos de Comunicação Social de todas as Unidades, além de todos os Espaços Culturais do Exército, como Museus, Salas de Memória, Bibliotecas etc.

Para cumprir suas missões neste sistema, a DPHCEx atua na elaboração de normas para a preservação, utilização e difusão do patrimônio histórico e artístico cultural (material e imaterial) de interesse do Exército; no controle e coordenação das atividades referentes à catalogação, no controle e difusão dos bens materiais que compõem o acervo cultural do Exército; na cooperação com o Sistema de Ensino; na assistência técnica e normativa às atividades de preservação, conservação e restauração de bens culturais; no fomento de convênios e/ou parcerias com órgãos do governo e instituições civis, além de estabelecer ligação com o Ministério da Cultura, por intermédio do Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico Nacional e do Departamento de Museus, e com outros órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, do cenário cultural do País.

O Exército reconhece-se como fundamental na dinâmica da vida do País e compreende a aproximação do Sistema Cultural do Exército com o Sistema Cultural Nacional como canal perene e fértil de sua comunicação com outros setores da sociedade brasileira, em particular com as demais Forças Armadas e com os espaços civis de cultura. Além disso, vê a atividade cultural como influente estímulo ao patriotismo e ao orgulho pela nacionalidade, pois, como um dos principais agentes da História do Brasil, possui um rico patrimônio histórico e artístico cultural nas Organizações Militares, que deve ser amplamente divulgado.

A Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército

A partir da década de 70, o Exército intensifica o processo de valorização da cultura, com a criação do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), primeira e decisiva medida para a centralização do pensamento cultural, até então disperso por vários órgãos. Cria-se, em 1973, após a reestruturação desse Departamento, a Diretoria de Assuntos Especiais, Educação Física e Desportos (DAED). Naquela Diretoria, as atividades culturais estavam capituladas como “assuntos especiais” e, por essa razão, não tiveram o destaque merecido.

Em 1980, a organização da Diretoria de Assuntos Culturais, Educação Física e Desportos (DACED) constitui nova tentativa de centralizar e impulsionar as atividades culturais no Exército, que ganha maior importância com o início dos trabalhos de levantamento do acervo patrimonial, histórico e artístico do Exército, a transferência do Museu Histórico do Exército da Casa de Deodoro para o Forte de Copacabana e a mudança de subordinação do Arquivo Histórico do Exército.

Em 1990, com o objetivo de realçar e priorizar as atividades culturais, o Ministério do Exército houve por bem criar a Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), órgão técnico-normativo do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) com a missão de controlar, preservar, conservar, recuperar, restaurar e divulgar o patrimônio cultural material e imaterial de interesse da história do Exército Brasileiro.

No ano de 2008, após pesquisas e estudos baseados no amplo espectro de atribuições oriundas da missão do DEP e DAC, o Comando do Exército houve por bem modificar suas designações. Assim, em 23 de dezembro deste ano, através do Decreto Presidencial Nº 6710 essas Organizações Militares passaram a ser designadas: Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx).

Hoje a DPHCEx possui a missão de relacionar, planejar, dirigir, coordenar, acompanhar, ampliar e controlar as atividades que visem a preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural, material e imaterial, de interesse do Exército Brasileiro.

Princípios, Crenças e Valores

  • o patriotismo;
  • o civismo;
  • a fé na missão do Exército;
  • o amor à profissão;
  • o espírito de corpo;
  • o aprimoramento técnico-profissional;
  • culto aos valores e às tradições militares;
  • aperfeiçoamento constante dos padrões éticos, morais, culturais e de eficiência;
  • competência técnico-profissional;
  • confiabilidade; e
  • respeito ao público.